Zebu Carne de Qualidade

ABCT

Zebu de qualidade

ABCT

previous arrow
next arrow
Slider
Conheça a Raça Tabapuã

Conheça a Raça Tabapuã

O Tabapuã é uma raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. Foi na década de 40, no município de Tabapuã (SP), que a raça assumiu as características que perduram até hoje. Mas sua história começa em 1907 na região de Leopoldo de Bulhões, no estado de Goiás.

Slider

 

 

 

Os animais participantes do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), edição 2023, começaram a chegar esta semana, na Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em Uberaba (MG). Os primeiros foram dois exemplares da raça Sindi, que vieram de Pernambuco e dois Nelore, do Triângulo Mineiro.

São esperados cerca de 200 zebuínos das raças Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. A recepção dos animais segue até o dia 25 de abril. Nesta fase, todo cuidado é tomado para que eles possam se adaptar ao ambiente onde serão realizadas as provas do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA).

“Recebemos a inscrição de animais de todo o país. Neste momento, um profissional da Fazu e um técnico da ABCZ recepcionam os animais e fazem uma avaliação completa, para podermos posicionar aos criadores como seus animais chegaram. Temos uma grande preocupação com as boas práticas de manejo e a Fazu promoveu mudanças para que os animais se adaptem rapidamente e tenham um bom desempenho durante a prova”, explica o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Para a 14ª edição do PNAT, foram instaladas câmeras nos currais que vão monitorar o comportamento dos animais. Outra novidade são equipamentos de enriquecimento ambiental. “Sabemos que os animais são de alto desempenho, mas queremos identificar os mais eficientes, mais sustentáveis e que geram mais lucro para toda a pecuária brasileira”, conclui Lauro Fraga.

Para o criador de Tabapuã e diretor de TI da ABCZ, Sérgio Germano, as novidades vão contribuir para a seleção dos melhores reprodutores jovens entre os participantes do PNAT. Desta vez, ele trará cinco animais do seu criatório para participar da prova. “Notamos esta preocupação da ABCZ e da Fazu em melhorar as instalações, sempre trazendo novidades objetivando o conforto dos animais. Vim visitar e ver de perto as melhorias e pude notar que a prova será muito boa e grandes animais serão identificados aqui”, destaca. 

Vale lembrar que as pesagens iniciais dos animais terão início no dia 26 de abril. Após esta etapa e o período de adaptação, no dia 17 de maio será iniciado o TDEA, com duração de 56 dias. Vários exames são feitos ao longo da prova, como de brucelose, tuberculose, genotipagem e a ultrassonografia de carcaça, que compõem o índice final. Após o encerramento, é feito o exame andrológico. Os animais classificados seguem para a próxima etapa na ExpoGenética, que será realizada entre os dias 19 e 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba.

Próximos Eventos

Você também é um criador?

Slider