Notícias
Slider

Os 147 animais participantes da terceira edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ passaram, esta semana, pela oitava pesagem, desde a desmama, na Fazenda Experimental da ABCZ, em Uberaba (MG).

As pesagens acontecem a cada 28 dias e são supervisionadas pela equipe técnica da Associação e pelos parceiros do programa – Embrapa, Epamig, Fazu, Unicamp, Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Federal de Viçosa.

Nesta edição do programa, participam exemplares de cruzamentos entre raças zebuínas – Brahmanel, Guzonel, Sindinel e Tabanel. “Nosso objetivo é apresentar aos criadores um protocolo que pode ser replicado em todo o país. Trabalhando com genética de qualidade, manejo programado e confinamento eficiente, as raças zebuínas podem proporcionar resultados ainda mais eficientes e lucrativos”, ressalta o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Além do controle de ganho de peso, dois lotes foram separados para serem avaliados no protocolo ‘Carne Carbono Neutro’. Um grupo está em pastagem com árvores, enquanto o outro está em área sem árvores. Os animais permanecerão a pasto até o fim do período das águas, em março. Na sequência, vão para o confinamento e, em meados de agosto, vão para o abate técnico, com mensuração dos resultados.

Uma comitiva da Premix, empresa parceira do programa na parte nutricional dos animais, visitou a Fazenda Experimental durante a pesagem, esta semana. Todo mês, a equipe acompanha a evolução do rebanho. Desta vez, o grupo trouxe criadores da região de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, para conhecerem os resultados já obtidos no programa.

“O programa é totalmente replicável na pecuária nacional. Estamos trazendo criadores de diferentes regiões do país até a Fazenda Experimental da ABCZ, para que vejam que é possível aplicar estas tecnologias em suas propriedades”, salienta o diretor de Pesquisa e Inovação da Premix, Lauriston Bertelli.

 

Fonte: ABCZ

Você também é um criador?

Slider