Notícias
Slider

Identidade visual do evento valoriza o PMGZ; a ExpoGenética acontece entre os dias 19 e 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG)

Ponto de encontro e vitrine do que há de mais moderno no melhoramento genético zebuíno, a ExpoGenética chega à sua 16ª edição como uma referência para os criadores que buscam o contínuo aperfeiçoamento da sua seleção do rebanho.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acaba de divulgar a identidade da feira, que, neste ano, valoriza ainda mais o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). “Levar a mensagem do PMGZ é falar de melhoramento genético sem fronteiras, de um programa que disponibiliza informação de qualidade, relatórios que dão direcionamento ao criador e confiabilidade, que é o mais importante para se fazer a gestão do rebanho, como ferramenta auxiliar ao olho do pecuarista”, aponta o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Com o tema ‘Genética. Fenótipo. Avaliação’, a ExpoGenética trará holofotes para o maior programa de melhoramento genético zebuíno, com 20 milhões de fenótipos, ou seja, um banco de dados robusto. O evento também reúne os touros destaques das centrais de genética e nos sumários do PMGZ e no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).

“É um momento em que os programas de melhoramento em operação no Brasil apresentam seus estágios tecnológicos, permitindo o intercâmbio de informações entre eles próprios e, especialmente, entre os criadores. A ABCZ, democraticamente, recebe e oferece espaço para todos”, ressalta o Superintendente Técnico da entidade, Luiz Antonio Josahkian.

“A cereja em cima do bolo, e um dos momentos mais aguardados, é a votação dos touros PNAT no Pavilhão Multiuso e a divulgação dos aprovados para coleta e distribuição das doses de sêmen para o teste de progênie da estação de monta 2023/24”, avalia o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu.

Quem prestigiar a ExpoGenética poderá acompanhar palestras técnicas de especialistas renomados, lançamento das avaliações genéticas dos programas PMGZ/Geneplus e outros, fechamento do PNAT 2023, rodadas de negócios internacionais, leilões e shoppings, Encontro ABCZ Mulher, Mérito ABCZ, entre outras atrações.

A ExpoGenética 2023 acontecerá entre os dias de 19 e 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Fique de olho no site e redes sociais da ABCZ para informações complementares.

​​​​​​​Mostra de animais
As inscrições para a ExpoGenética 2023 vão até o dia 31 de julho. Os participantes do PMGZ Completo ou PMGZ Leite Max devem seguir as seguintes exigências: animais com idade a partir de 8 meses, devidamente registrados no Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ), com iABCZ DECA 1 ou 2 para Corte, e PTA Leite positiva para Leite. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (34) 3319-3843 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte : ABCZ

Você também é um criador?

Slider