Notícias
Slider

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com foco no equilíbrio e valorização das ferramentas de seleção, divulgou uma série de novidades.As inovações foram anunciadas pela Diretoria da ABCZ, durante o retorno oficial das atividades da equipe técnica da entidade.

A primeira mudança diz respeito à qualidade dos serviços realizados in loco pelos Técnicos de Campo da entidade. A partir de agora, será utilizado o sistema de avaliação EPMURAS no momento de concessão do Registro Genealógico Definitivo (RGD) para todos os machos.

Outra novidade é a alteração na regra para a emissão do Certificado de Superioridade Genética (CSG), documento concedido a animais participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) que se destacam nas avaliações genéticas e em suas conformações e aspectos raciais. De agora em diante, somente receberão o CSG aqueles animais que, além de terem avaliações genéticas superiores, obtiverem classificação ‘Excelente’ no EPMURAS.

“O objetivo dessa medida é colocarmos somente o ‘selo de qualidade’ do CSG em animais que sejam de fatos superiores geneticamente e que comprovem que também são superiores fenotipicamente. A união entre avaliação genética e avaliação visual é o caminho mais eficiente e equilibrado do melhoramento genético”, pontua o vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que também é diretor Técnico e científico.

Entre as mudanças, destaque para a alteração nas regras que definem as participações de técnicos da ABCZ em eventos promovidos por criadores. “Nossos técnicos voltarão a participar de todos os eventos e leilões dos nossos associados, auxiliando os criadores e levando informações e orientações profissionais”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Ainda de acordo com Gabriel, na oportunidade, também foi confirmado o ‘Encontro Anual de Criadores Participantes do PMGZ’, que reunirá, durante a ExpoGenética 2023, participantes para um debate sobre as estratégias e o futuro do programa. “Este encontro é muito importante para a comunicação da área técnica da ABCZ com todos os criadores, levando informações atualizadas, novidades e planejamento futuro, além de ser um canal importante para que todos os usuários do programa possam contribuir com o crescimento e eficiência no auxílio no trabalho de seleção e melhoramento dos seus rebanhos”, pontua.

O presidente da ABCZ ainda adiantou uma ação que diz respeito à oficialização de eventos homologados pela entidade. As ações visam estimular o máximo de criadores a oficializarem seus leilões e terem a ajuda da ABCZ na divulgação e promoção dos seus eventos.

 



Fonte : ABCZ
Foto: Francis Prado

Você também é um criador?

Slider