Notícias
Slider

Realizadas de norte a sul do Brasil, as Feiras de Touros Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro) contribuem para o avanço do progresso genético das raças zebuínas e promovem, ainda, a democratização do acesso à genética melhoradora para o pequeno e médio produtor. Em Minas Gerais, o produtor Manoel Pereira da Silva Filho já participou de 20 edições e comemorou a venda de mais de 80 reprodutores.

Criador há quase 30 anos, Manoel comanda a seleção na Fazenda São Miguel, em Carlos Chagas (MG). Apaixonado pelas raças Tabapuã e Nelore, o criador desenvolveu o seu plantel com base no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

“Vaca boa é vaca produtiva, que entrega bezerros pesados e eficientes, ano após ano”, resume o pecuarista. Manoel também é um grande usuário do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), projeto criado pela ABCZ.

“As avaliações genéticas são essenciais para poder introduzir os melhores reprodutores e automaticamente, os genes superiores para as características de produção nos rebanhos. O melhoramento genético é a grande ferramenta que o produtor tem à disposição para encurtar o ciclo da pecuária e tornar a atividade mais lucrativa. Passamos por oscilações de mercado a todo momento, mas quem investe em genética tem maior probabilidade de criar tradição na atividade”, aponta o Gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Nesse sentido, Manoel destaca a importância do Pró-Genética e ressalta que os eventos representam excelentes oportunidades para os produtores de carne e leite zebuínos.

“As feiras são de grande importância, tanto para quem compra, quanto para quem vende. Quem adquire os animais recebe em casa um animal com a inspeção e certificado da ABCZ, além de serem todos avaliados e com garantia de resultados. Para nós, vendedores, os eventos são uma forma de aumentar a visibilidade do nosso trabalho, ajudando a promover a comercialização dos animais”, comenta.

E o sucesso do trabalho do sr. Manoel não fica por aqui. Além dos mais de 80 touros vendidos, em 20 Feiras de Touros Pró-Genética realizadas no nordeste de Minas Gerais e no norte de Espírito Santo, o produtor já planeja novidades para o futuro. “Estamos começando a produzir animais da raça Nelore Mocho, para contribuir ainda mais para o desenvolvimento das propriedades rurais”, comemora ele.

​​​​​​​Manoel é um de muitos criadores que conhecem de perto os benefícios de participar das feiras do Pró-Genética, incrementando os ganhos da sua fazenda e participando de forma significativa no avanço da pecuária nacional.

Você também é um criador?

Slider