Notícias
Slider

 

 

 

Os animais participantes do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), edição 2023, começaram a chegar esta semana, na Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em Uberaba (MG). Os primeiros foram dois exemplares da raça Sindi, que vieram de Pernambuco e dois Nelore, do Triângulo Mineiro.

São esperados cerca de 200 zebuínos das raças Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. A recepção dos animais segue até o dia 25 de abril. Nesta fase, todo cuidado é tomado para que eles possam se adaptar ao ambiente onde serão realizadas as provas do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA).

“Recebemos a inscrição de animais de todo o país. Neste momento, um profissional da Fazu e um técnico da ABCZ recepcionam os animais e fazem uma avaliação completa, para podermos posicionar aos criadores como seus animais chegaram. Temos uma grande preocupação com as boas práticas de manejo e a Fazu promoveu mudanças para que os animais se adaptem rapidamente e tenham um bom desempenho durante a prova”, explica o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Para a 14ª edição do PNAT, foram instaladas câmeras nos currais que vão monitorar o comportamento dos animais. Outra novidade são equipamentos de enriquecimento ambiental. “Sabemos que os animais são de alto desempenho, mas queremos identificar os mais eficientes, mais sustentáveis e que geram mais lucro para toda a pecuária brasileira”, conclui Lauro Fraga.

Para o criador de Tabapuã e diretor de TI da ABCZ, Sérgio Germano, as novidades vão contribuir para a seleção dos melhores reprodutores jovens entre os participantes do PNAT. Desta vez, ele trará cinco animais do seu criatório para participar da prova. “Notamos esta preocupação da ABCZ e da Fazu em melhorar as instalações, sempre trazendo novidades objetivando o conforto dos animais. Vim visitar e ver de perto as melhorias e pude notar que a prova será muito boa e grandes animais serão identificados aqui”, destaca. 

Vale lembrar que as pesagens iniciais dos animais terão início no dia 26 de abril. Após esta etapa e o período de adaptação, no dia 17 de maio será iniciado o TDEA, com duração de 56 dias. Vários exames são feitos ao longo da prova, como de brucelose, tuberculose, genotipagem e a ultrassonografia de carcaça, que compõem o índice final. Após o encerramento, é feito o exame andrológico. Os animais classificados seguem para a próxima etapa na ExpoGenética, que será realizada entre os dias 19 e 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba.

Você também é um criador?

Slider